quinta-feira, junho 04, 2009

Conferência "A Batalha de Calvino pela Reforma"


Na quarta e quinta-feira (3 e 4 de junho de 2009) tivemos a alegria de ter conosco, conferenciando sobre “A Batalha de Calvino pela Reforma, o Rev. Angus Stewart (pastor da Convenant Protestant Reformed Church – Irlanda do Norte). O evento foi promovido pela ICPP e aconteceu na IPC de Telheiras, Lisboa.

As palestras do Rev. Angus, sobre a vida de Calvino e sua renhida luta para defender os princípios fundamentais da Fé Cristã Reformada trouxe-nos ânimo para que possamos continuar batalhando em prol da Fé Reformada na Europa.

Na foto o Rev. Francisco Moura e o Rev. Angus Stewart

On Wednesday and Thursday (3 and 4 June 2009) was a joy to participate of Conference about "John Calvin's Battle for the Reformation" with the Rev. Angus Stewart (pastor of the Convenant Protestant Reformed Church - N. Ireland). The event was sponsored by Christhian Presbyterian Church of Portugal (Igreja Cristã Presbiteriana de Portugal) and happened in the CPC of Telheiras, Lisbon.

The lectures of the Rev. Angus, on the life of Calvino and his struggle to defend the fundamental principles of the Christian Reformed Faith has an encouragement for us, that we can continue to battle in favor of the Reformed Faith in Portugal and Europe.

domingo, maio 31, 2009

PROJETO LUSITÂNIA



Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! (Mateus 28.19,20)


Lusitânia é a terra dos lusitanos, é Portugal.

Em obediência ao ide imperativo de Jesus, os portugueses também estão sendo evangelizados. Portugal está no projeto de Deus.

Os portugueses descobriram o Brasil, e hoje a igreja brasileira tem a oportunidade de levar os portugueses a descobrirem o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo. Portanto a igreja do Brasil não pode fugir da responsabilidade de orar, contribuir e enviar seus missionários para fazer discípulos portugueses para Jesus!

A Agência Presbiteriana de Missões Transculturais e a Igreja Cristã Presbiteriana de Portugal fizeram um convênio para realizar um trabalho conjunto através de seus missionários e igrejas locais, a partir de suas posições geograficamente estratégicas para o cumprimento de sua missão dentro dos propósitos assim designados com os parâmetros da Bíblia e a Fé Reformada Presbiteriana.

A influência do Evangelho na Europa secularizada e distante de Deus pode transformar vidas que serão alcançadas pela graça e misericórdia do Senhor. O ambiente hoje está aberto para a mensagem redentora, apesar do avanço do secularismo.

No contexto em que Portugal está inserido hoje, é o país mais pobre da União Européia. O seu passado foi glorioso, teve muitas possibilidades de um grande desenvolvimento que foi desperdiçado. Uma nação que também teve um passado de ditadura que estorvou o progresso em vários aspectos. Porém hoje o país está em crescimento e tem o apoio da UE.

Portugal é a Porta de Entrada da Europa. Há um grande número de estrangeiros, principalmente brasileiros, que também podem ser alcançados com o Evangelho. O imigrante evangélico também tem apoiado na evangelização dos portugueses.

Os Missionários da APMT em Portugal

Os missionários Rev Francisco Moura e Elisama estão atuando há mais de 5 anos na região da Grande Lisboa. Estão trabalhando na revitalização de uma pequena igreja em Carnaxide e cooperaram na plantação de uma igreja no Norte de Portugal.

A missão avança rumo ao norte de Portugal

Com o Pb. Manoel Júnior, jogador de futebol e com um grupo que se reunia na sua casa, deu-se o início ao trabalho Presbiteriano. A Convite do Júnior pude ir até aquela cidade para dar os atos pastorais e fazer contatos com muitas pessoas, apesar da demanda de muitos esforços e recursos que não estavam ao alcance do Projeto Lusitânia.

No começo do trabalho um Jornal da cidade fez uma publicação de duas páginas sobre o desempenho dos jogadores crentes e sua fé em Deus. Tiveram uma oportunidade de testemunhar do Evangelho de Jesus à toda cidade. A manchete teve uma repercussão tão grande que muitos passaram a perguntar sobre a igreja. Agora estão tendo uma extraordinária oportunidade de consolidar um trabalho presbiteriano na região Norte do país (Distrito do Porto).

Depois de muitas orações e contatos com a APMT, solicitamos mais um missionário para Portugal, com a finalidade de auxiliar naquela nova frente de trabalho. Como resultado deste esforço de parceria e cooperação, foi enviado um pastor para a Missão de Paços de Ferreira.

Apôio espiritual aos estrangeiros:

Há em Portugal um grande número de estrangeiros. O Rev Francisco e família têm tido muitas oportunidades de testemunhar para muitos brasileiros e outros estrangeiros que estão trabalhando secularmente em Portugal.
Estão fazendo discipulado e visitas como também aconselhamento por telefone, email e Internet (podemos podemos chegar às pessoas por meio dos recursos tecnológicos).

Trabalhos com os jovens:

Todos os Sábados realizam reuniões com os jovens, às 20h00 e esporadicamente recebem alguns visitantes. Eles realizam várias atividades de interesse, como a exibição de filmes, encontros, campismo, retiros, louvor e estudos bíblicos. A Elisama está encarregada dos jovens.

Estudos bíblicos e orações:
Todas às Quintas às 20h30 e aos Domingos às 16h00 realizam reuniões de orações e estudos bíblicos na localidade de Carnaxide.

Treinamento da liderança local:

Curso teológico e treinamento de líderes

Num periodo de dois anos, ministraram cursos para treinamento teológico da liderança local a fim de que haja mais envolvimento e desenvolvimento da obra missionária de forma profícua.

CONHECENDO UM POUCO DO CAMPO MISSIONÁRIO NO CONTEXTO EUROPEU

A situação religiosa na Europa

Peter Brierley em seu livro “A Igreja do Futuro”, disse que a comunidade "cristã" na Europa alcança ao 60% da população, porém predisse uma diminuição durante a primeira década do novo milênio. Esta grande cifra reflete a posição das igrejas institucionais em Europa (a Católica Romana, a Ortodoxa e Protestante) que têm uma presença residual no continente. Juntas, estas igrejas institucionais prover um enorme tapete de opiniões, tradições, história e cultura.

Outros escritores descrevem Europa como "pós-cristã". Os edifícios das igrejas européias dominam com frequência os horizontes das cidades, porém, pelo contrário, em muitos lugares existe um nominalismo muito difundido e uma apatía generalizada onde a assistência às igrejas não alcança mais que 10% da população. Os evangélicos normalmente representam, aproximadamente 3% da população. O materialismo e secularismo tem substituído a religião na Europa, apresentando um desafio à relevância da igreja na sociedade contemporânea. O "pós-modernismo" está chegando a ser uma filosofia que influencia no pensamento de muita gente, o qual supõe outro desafio ao papel do cristianismo, à igreja e às Escrituras nas vidas dos europeus do terceiro milênio. A influência crescente de outras religiões mundiais, a promoção de sociedades "multi-fé", o interesse na filosofia da "nova era" e a influência do ocultismo indicam um vazio espiritual que as religiões tradicionais não são capazes de encher. Além do mais, o cristianismo está chegando a ser mais uma fé "privada e pessoal" que uma confissão pública e comunitária de fé. A afirmação do Islamismo está crescendo de uma maneira significativa. O próprio Islã reconhece a Europa como o principal "campo missionário" do mundo.

O crescimento dos sem-religião e das religiões orientais. O islamismo tem aumentado 3,3%,17 milhoes; num crescimento anual de 4,2%. Existem países da Europa com mais de 1 milhão de muçulmanos: Bulgária, França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Iuguslávia. Em sete paises europeus os muçulmanos são mais de 10% da população e muito deste crescimento é através do Norte Africano e também pelo alto índice de natalidade. Os judeus chega a 0,25%; Hindús 0,11%. 565.000. crescimento 8% . Budistas e Silkhs 0,08% cada um. Os sem religiões chegam a 90 milhões de pessoas, num crescimento anual de 3,7%.

A situação da religiosidade portuguesa no passado e hoje

A tradição religiosa romana tem formado a identidade dos portugueses. Portugal, é um país que tem o Catolicismo como a religião predominante, as pessoas são frias e muito depressivas, vivem uma espiritualidade vazia, sem vida, sem força. Há um crescente afastamento em relação à Igreja Romana causado pelo sentimento deste vazio.

Num passado recente, a memória coletiva era apoiada frequentemente em mitos, alguns deles criados justamente para servirem de suporte à crença da sacralidade da Pátria em que a religiosidade é mais importante na formação da identidade coletiva do que à primeira vista possa parecer. O objetivo desses mitos era formar uma ideia de Portugal como um país amparado por Deus. Um exemplo disso era a crença surgida no fim do século XIV chamada ”milagre de Ourique”, e cuidadosamente cultivada até meados do século XIX. A lenda dizia que Cristo tinha aparecido a D. Afonso Henriques, na véspera da batalha de Ourique, para lhe dar ânimo e garantir a vitória. Em 1846 esta crendice estava a desvanecer-se, era urgente criar outro mito com igual poder simbólico e que alimentasse essa ideia religiosa da nacionalidade. As alegadas aparições da Virgem em Fátima, em 1917, foram uma boa alternativa face ao desmoronamento do mito de D. Afonso Henriques.

Para manter esta identidade católica as fronteiras com o resto da Europa iam sendo gradualmente fechadas, para evitar o contato com os protestantes dos países Nórdicos, onde, afinal, a ciência, a cultura e economia floresciam. O isolamento de Portugal e a sua condição de “cauda da Europa” vem daí.

Antero de Quental (escritor português do século XIX), ao referir-se às causas da decadência dos povos peninsulares, expressou o seguinte:

“Quem pode hoje negar que é em grande parte à Reforma que os povos reformados devem os progressos morais que os colocam naturalmente à frente da Civilização? Contraste significativo, que nos apresenta hoje o mundo! As nações mais inteligentes, mais moralizadas, mais pacíficas e mais industriosas são exactamente aquelas que seguiram a revolução religiosa do século XVI (leia-se a Reforma Protestante de Lutero e Calvino): Alemanha, Holanda, Inglaterra, Estados Unidos, Suiça. As mais decadentes são exactamente as mais católicas!” (Quental, 2001).

Em 1838 um médico escocês, o Dr. Robert Reid Kalley, decidiu mudar-se para a Ilha da Madeira (Portugal), levado pela crença de que o clima ameno da Ilha permitiria a recuperação da saúde da esposa. Oriundo de uma nação de arraigada cultura e Fé protestante, ficou chocado ao ver o estado de ignorância do povo madeirense, que não lhes permitia o acesso direto à Palavra de Deus, pela leitura pessoal da Bíblia. Ele fundou ‘escolas de primeiras letras’ em diversas partes da Ilha, onde a alfabetização baseava-se no estudo da Cartilha e na Bíblia. As iniciativas de Kalley não foram no entanto vistas com bons olhos pela Igreja Católica e autoridades civis, que o acusaram de estar a querer propagar a Fé protestante entre os portugueses. A oposição às iniciativas pedagógicas de Kalley cresceu em espiral, acabando o Governador Civil por mandar “fechar todas as escolas protestantes”, dando ordens para que fossem intimados “quaisquer Professores ou Professoras. Nos jornais da época, são inúmeras as notícias da perseguição cerrada de que Kalley e os seus seguidores foram vítimas, muitos dos quais enfrentaram os tribunais e a prisão. As sentenças chegaram a incluir a pena de morte. Mais de duas mil pessoas se converteram à Fé protestante que Kalley professava. Como resultado disto a perseguisão religiosa foi aumentando a ponto de levar um grande número de madeirenses a emigrar para o continente americano. A família Kalley refugiou-se no Brasil e realizou um trabalho evangelistico pioneiro a partir de1855.

Até hoje, os portugueses ainda estão com a idéia de que uma igreja evangélica ou protestante é uma religião nova, que corroem a identidade portuguesa.

Os horrores da Inquisição Católica que, durante 300 anos em plena baixa de Lisboa, procedia à matança indiscriminada e à queima impiedosa de milhares de Judeus e Protestantes. O crime que lhes era imputado era o de desconfiar-se que não seguiam a fé Católica.

Desde 1970 as mudanças políticas e sociais têm transformado a nação de uma potência colonial ditatorial atrasada para uma democracia moderna e industrial. Com isso veio uma liberdade religiosa sem precedentes. No entanto, é triste ver que não tenha resultado num número maior de pessoas chegando à fé em Cristo, apenas 1% da população é evangélica. A veneração à Maria, Fátima e Conceição é muito difundida.

Depois de muitas restrições e perseguições, hoje os evangélicos desfrutam de liberdade para proclamar o Evangelho. Mas, o crescimento ainda tem sido lento e há muitas discriminações. Há sete províncias no norte e nordeste que são extremamentes católicas. Dos 316 municípios, 73 não têm igrejas. Das 4.400 localidades, somente 768 têm uma testemunha evangélica residente. Evangelizar os jovens constitui-se uma verdadeiro desafio. Estima-se que mais de 50% dos jovens já experimentaram drogas e muitos estão imersos no ateismo e práticas pagãs. Mais de 5 milhões de portugueses emigraram para países dos continentes Europeu, Americano e Oceania em busca de dinheiro e melhores condições de vida. Há também um esvaziamento nas pequenas cidades devidos a falta de oportunidades de trabalho e estudos para os jovens. Como resultado disto muitas cidades estão em processo de desertificação populacional.

Faça uma parceria com o Projeto Lusitânia

O mundo secular está buscando na parceria a solução para resolver seus problemas. Nós que fazemos parte do Reino de Deus sabemos que sem parceria não chegaremos a lugar algum.
Apesar de termos alguns milhares de igrejas no mundo, existem ainda uma grande necessidade de pregação e plantação de igrejas. Portugal ainda não experimentou de um despertamento de Deus.

Pela Causa Missionária,

Rev. Francisco Moura e família
APMT-Portugal

CONTATOS:
E-mails:
franciscoelisama@yahoo.com
apmt@apmt.org.br

Sites:
www.franciscomoura.blogspot.com
www.apmt.org.br

(código para contribuição: 0,39)