quinta-feira, abril 24, 2008

OS VERDADEIROS MOTIVOS E DESAFIOS DE SER MISSIONÁRIO

Missionário, homem de Deus, corajoso, destemido, audacioso, valente, desapegado, abnegado, altruísta. Quem sabe seriam estas ou mais as virtudes que alguém atribuiria ao missionário, vendo-o quase como um “super-herói”. Há inclusive aqueles que por não entenderem o que é a missão, o seu alcance e como deve ser um missionário, que o classificam segundo a sua área de trabalho. Segundo essas pessoas assim se estigmatiza os missionários: “o missionário aventureiro” tipo “Indiana Jones”, aquele que vai ao Campo porque gosta de viagens insólitas, de lugares exóticos e desconhecidos, e aventuras. Por alguns, ou quem sabem muitos, é sempre visto assim os que trabalham em campo como África, Índia , entre os indígenas ou qualquer outro tipo de lugar que seja hostil ao evangelho, inóspito, exótico, do tipo d’aqueles que podem dar algumas notícias chamativas, fantásticas e interessantes. Se este “tipo de missionário” vai visitar suas igrejas, não querem perder, pois será algo muito empolgante e espetacular. Eles vão ficar maravilhados com os “relatos de perigos e aventuras em terras inóspitas”. Para esses, aí está o “verdadeiro missionário”. Dizem: - “esse sim enfrenta dificuldades! ”, “vejam como ele é corajoso!” “ele é meu héroi!”. Para esses ainda há outro tipo de missionário: O tipo “missionário turista”. Se ele atua em países desenvolvidos, como os da Europa, América do Norte, etc. “ele quer ir viajar e fazer turismo”, dizem alguns; ou só se lembram do missionário quando querem fazer uma viagem de turismo. Lá nós vamos visitá-lo e aproveitamos e conheceremos “as maravilhas da terra”.

Está muito claro que, o exposto acima são formas e visões distorcidas de ver o missionário e a missão, mas existem pessoas que assim pensam do missionário e da obra missionária.

Mas verdadeiramente o que é ser um missionário? Ser missionário é ter sobre tudo um profundo amor por Jesus, Sua Palavra e pelos perdidos, que jazem nas trevas sem o Salvador; e como consequência deste amor, paga um alto preço, ao deixar o conforto e o aconchego de seus entes queridos, igreja e amigos, e deixar a pátria amada (nem sempre). Mas, tudo isso ele faz não por outros motivos espúrios, seculares, materialista e sim por um sentimento do tipo de Paulo que dizia “o amor de Cristo me constrange...” Está no seu coração este grande AMOR de Cristo. Por estes motivos e muito outros mais ele padece as aflições de um bom soldado de Cristo que o alistou para a batalha.

Houve um tempo que missões era visto do ponto de vista geográfico, “até os confins da Terra” seria um lugar tão distante do seu. Hoje missões é visto mais do ponto de vista da “necessidade humana”, não importa o lugar, perto ou longe, rico ou pobre. Há países que no passado provaram em grande escala uma saturação do Evangelho, porém hoje, não existe nada ou quase nada da presença do Evangelho, como é o caso do norte da Africa, que em tempos idos, produziu grandes teólogos da História da Igreja, como por exemplo Santo Agostinho. Esta região voltou a ser campo missionário. Com muito mais dificuldades que antes, pois hoje o Islamismo domina toda esta região. Os missionários que atuam aí, estão pondo em risco as suas próprias vidas e das suas famílias.

A necessidade mundial de missionários é inegável, mas é necessário uma visão correta da igreja, de que fazer missões não é uma aventura, turismo ou qualquer outra coisa que traga “vantagens” para o missionário ou sua igreja. Missões é uma responsabilidade e um privilégio tanto do missionário como da igreja que o envia e mantém. Missões é doação de vida, do que somos, do que temos, em favor das nações, povos, tribos e criaturas pela quais Jesus doou a sua vida.

Que Deus nos ajude como missionário e igreja a enterder o verdadeiro significado de ser um missionário e fazer missões para que possamos cumprir a nossa tarefa e aceitar os desafios com uma atitude correta que venha glorificar a Deus.

Em Cristo, aquele que dá o verdadeiro sentido das missões,

Rev. Francisco Moura*
Portugal
Missionário da APMT/IPB

*O Autor destas linhas foi missionário no interior da região Nordeste e Amazônia do Brasil por vários anos e por quase oito anos no Paraguai. Trabalhou em diferentes contextos sócio-econômico-culturais da America Latina. Atualmente é pastor-missionário em Portugal.